sexta-feira, 18 de abril de 2008

Gil vence Federer...na coletiva

Pois bem. Roger Federer não teve problemas diante do português Frederico Gil e marcou 6/4 e 6/1 para avançar à semifinal do Estoril Open.

A imprensa portuguesa lotou a entrevista coletiva para fazer todas perguntas possíveis ao "Herói Nacional" Gil. "Como trabalhou a parte mental?", "COmo foi jogar contra seu ídolo?", "O que falta para você chegar ao top 100 ou mais?", "O que Federer lhe disse ao final da partida?", "Você acreditava na vitória?", etc.

A reação dos jornalistas me lembrou um pouco a nossa imprensa brasileira. Os portugueses, mais até do que nós, são carentes de bons jogadores. Gil é o melhor deles e está na 146a sexta colocação na ATP. Depois dele o segundo melhor português surge apenas no 371o posto. Esta foi só a terceira vez na história que um tenista de Portugal duelou frente a um tenista número um do mundo.


A coletiva de Federer veio um "bocado" depois. O suíço manteve o olhar fixo para o nada. Perguntado sobre o que havia achado de Lisboa e do que conhera da cidade, Federer tentou agradar, mas ficou claro que quase não saiu do hotel. "Lisboa é interessante, tem o oceano", disse sempre em tom evasivo.

E a imprensa portuguesa parecia 'magoada'com a derrota. Estavam cabisbaixos e quase não questionaram o suíço. Talvez tivessem acanhados perante ao melhor do mundo. Sempre educado, ou tentando ser, Federer não se esqueceu de dizer que o povo português é simpático.

Nenhum comentário: