segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Destaques da semana

Em casa

Os mineiros André Sá e Marcelo Melo começaram o ano com três derrotas seguidas em estréias, mas recuperam a confiança da melhor forma possível. A dupla brasileira foi a campeã do Brasil Open. Foi o segundo título da parceria, que em 2007 faturou o Estoril Open, foi semifinalista em Wimbledon e quartas no US Open. A dupla sonha com a Masters Cup e Jogos Olímpicos. Com a sequência e evolução de Sá e Melo, os sonhos devem se tornar realidade e a dupla pode fazer história no tênis brasileiro.

ps: No Brasil Open André Sá passou a jogar com raquetes da marca Wilson. Até então, o tenista era patrocinado pela fabricante Companion.

Longevidade

Almagro levou a melhor na final espanhola com Carlos Móya e conquistou seu terceiro ATP, no Brasil Open. Apesar da derrota, a torcida pôde acompanhar a longevidade de Móya. O ex-número um do mundo é o mais velho tenista entre os 15 do mundo e no top 40, apenas o francês Fabrice Santoro tem mais idade que o espanhol, porém ocupa a 38ª colocação. Após o vice no Brasil, Móya subiu para o 13º posto na ATP. Há 12 anos o tenista se mantém entre os 50.

Do Japão

O japonês Kei Nishikori foi a grande surpresa da última semana. O tenista de 18 anos, um mês 19 dias é o mais novo campeão de ATP desde o triunfo de Lleyton Hewitt em 11 de janeiro de 1998. Desde o título de Shuzo Matsuoko, um tenista do Japão não consquistava um torneio da ATP. Nishikori impressionou ao vencer oito partidas em nove dias - ele precisou jogar o qualifying - e superar o top 10 norte-americano James Blake na final do ATP de Delray Beach.

Poucos vão se recordar, mas Guga já havia feito elogios ao tenista quando disputaram juntos a chave de duplas no Masters Series de Miami no ano passado. Na ocasião foram eliminados pela parceria formada pelo eslovaco Dominik Hrbaty e o sul-africano Jeff Coetzee, parciais de 6/3 e 7/6(5). "O Nishikori começou nervoso e só se soltou mais no segundo set. Aí jogamos bem, tivemos chances, com dois sets points e 5/2 no tie-break, mas não conseguimos fechar", contou Guga.


ATP com mérito

Nesta semana o paulista Thomaz Bellucci disputará o segundo ATP de sua carreira, em Buenos Aires. Diferente da semana anterior quando jogou a chave principal do Brasil Open graças ao convite concedido pela organização, desta vez Bellucci conquistou a vaga na quadra. Foram três vitórias no qualifying do torneio.
Na Costa do Sauípe, o jovem talento afirmou ter sentido a pressão. Embalado pelas três vitórias tem tudo para fazer a verdadeira estréia.

Nenhum comentário: